Logo Fórum do Mar  
 

Publicações


Voltar

Agenda programática para redes

 

Este documento apresenta uma agenda para coligação programática entre redes costeiras e marinhas, elaborada a partir dos encaminhamentos da 1aOuvidoria do Mar. Este evento foi auto-gestionado voluntariamente por pessoas e instituições da sociedade civil durante a Cúpula dos Povos (Rio de Janeiro, 18 de junho de 2012), com o objetivo de criar oportunidades para a sociedade civil compreender a crise para formular agendas proativas e integradas entre redes marinhas-costeiras”. Pessoas e instituições do Brasil e exterior foram convidadas para participação através de três chamadas amplamente divulgadas através das redes sociais e listas de e-mail ligadas a redes costeiras e marinhas.

A natureza política nos preparativos e realização do evento prezou por um espaço de comunicação livre das corporações e autônomo dos governos – como forma de priorizar as percepções e anseios da sociedade. Órgãos fiscalizadores como o Ministério Público Federal e o Tribunal de Contas da União também foram convidados a participar. Estiveram presentes integrantes de mais de 70 instituições e redes de pesquisa e ação relacionadas aos Oceanos, contemplando uma expressiva diversidade de atores.

O evento iniciou-se com as apresentações de quatro palestrantes de notório saber da temática costeira-marinha no Brasil, seguidas de rodas de diálogo sobre os temas Gestão Costeira Integrada e Áreas Marinhas Protegidas e Pesca. Os diálogos buscaram respeitar os três “Eixos Orientadores” da Cúpula do Povos, a saber: 1) Denúncia das causas estruturais das crises e falsas soluções; 2) Soluções e novos paradigmas e; 3) Planejamento de ações integradas futuras.

Ao final da 1a Ouvidoria do Mar, decidiu-se acompanhar o evento denominado Diálogos de Desenvolvimento Sustentável (DDS) - tema Oceanos (19 de Julho de 2013). Co-organizado pelo governo Brasileiro e Organização das Nações Unidas, o DDS-Oceanos teve o objetivo de facilitar o diálogo entre a sociedade civil e o processo de alto-nível da Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável).

Este documento apresenta a síntese dos encaminhamentos (Eixos 2-3) do processo descrito acima e uma proposta de agenda programática para as redes costeiras-marinhas. Outros detalhes sobre o evento estão disponíveis no relatório-base da 1a Ouvidoria do Mar acessível a partir do seguinte website:  http://ouvidoriadomar.tumblr.com/

Clique aqui para efetuar o download.

Governança/Participação cidadã no planejamento e

Mais Informações

FACEMAR - Canal de Diálogo da Red Iberoamericana de Manejo Costeiro Integrado - IBERMAR

Mais Informações

Náutica de Recreio/Turismo e Lazer/Desportos Náuticos

Mais Informações

Marco Legal e Arranjos Institucionais para Gestão Costeira no Brasil

Mais Informações


Patrocínio

 

 

 


 

Apoio

 

Apoio  - ZAPTrade     Apoio - Samba MPW     Apoio Sambampw

 

Contato

Endereço eletrônico:

forumdomar@agenciacosteira.org.br


Ou ainda você pode utilizar nosso "Fale Conosco", clicando aqui

 

Agência Costeira | Gerco
©2012 - Agência Costeira - Todos os direitos reservados
Fale Conosco