Pesquisar entre um período de datas:
 /  /   até   /  / 
Data no formato dd/mm/aaaa

Quase 200 baleias encalham em ilha entre Tasmânia e Austrália
(02/03/2009)

Por admin



Baleias-piloto estão sendo resgatadas, mas dezenas já morreram.
Causa do fenômeno ainda não é bem conhecida.

Da Reuters

Especialistas tentam salvar dezenas de baleias-piloto nesta segunda-feira (2), depois de quase 200 delas encalharem na noite anterior em uma ilha perto do estado da Tasmânia (sul da Austrália). As equipes de resgate dizem que apenas 54 das 194 baleias encalhadas na ilha King (entre a ilha da Tasmânia e a ilha principal da Austrália) continuam vivas, mas as autoridades acreditam que poderão salvá-las. Sete golfinhos também encalharam.

"É incrível, algumas morrem logo de cara, outras sobrevivem durante dias. Esses são animais bastante robustos, baleias-piloto, já passamos por isso antes", disse Chris Arthur, funcionário do Serviço de Parques e Vida Selvagem da Tasmânia, a uma rádio local. "Enquanto elas estiverem vivas ainda há uma chance."

Nos últimos três meses, mais de 400 baleias já encalharam na costa noroeste da Tasmânia. Em janeiro, 48 cachalotes morreram em circunstâncias semelhantes. Baleias encalham periodicamente na Austrália e na Nova Zelândia, por razões ainda não totalmente compreendidas. Uma teoria diz que o ruído de atividades humanas no mar estaria perturbando a ecolocalização das baleias (uma espécie de sonar).

Arthur disse que mais de 150 moradores da ilha estão ajudando as autoridades na tentativa de devolver as baleias ao mar. O encalhe aconteceu num trecho de areia plana na praia de Naracoopa. Várias baleias já estão espremidas em um cercado dentro do mar. "Famílias, crianças, papais e mamães, avós - todos estão ajudando, fazendo sua parte sob a orientação dos guardas florestais locais", disse o administrador da ilha, Andrew Wardlaw, à rádio local.

Os meteorologistas dizem que há previsão de ventos fortes na ilha King, e que isso pode deixar o mar agitado, complicando o resgate. As baleias-piloto estão entre as menores baleias. Costumam medir até 5 metros de comprimento. São pretas e têm a barriga cinzenta.

( http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1023550-5603,00-QUASE+BALEIAS+ENCALHAM+EM+ILHA+ENTRE+TASMANIA+E+AUSTRALIA.html )

 

  As imagens foram cedidas por Miguel von Behr