Pesquisar entre um período de datas:
 /  /   até   /  / 
Data no formato dd/mm/aaaa

CICLO DISCUTIRÁ POLÍTICAS PÚBLICAS AMBIENTAIS
(02/04/2009)

Por admin

O Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais realiza um Ciclo de Seminários sobre Políticas Públicas Ambientais nos dias 15 e 29 de abril e 6 de maio, no Instituto de Estudos Avançados da USP

Os encontros discutirão a qualidade do ar nas metrópoles brasileiras, as representações sociais em áreas periféricas de São Paulo e Paris e a questão da governança da água no Brasil.

Qualidade do ar

No seminário "Qualidade do Ar e Políticas Públicas Socioambientais nas Metrópoles Brasileiras", no dia 15 de abril, das 9h30 às 12h30, o expositor será Paulo Saldiva, da Faculdade de Medicina da USP. Atuarão como debatedores João Vicente Assunção e Helena Ribeiro, ambos da Faculdade de Saúde Pública da USP. A coordenação será de Wagner Costa Ribeiro, do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (Procam) da USP e coordenador do grupo de pesquisa do IEA.

Ribeiro destaca que a poluição atmosférica tem impacto direto na redução da qualidade de vida dos moradores das grandes cidades, "ainda mais em metrópoles como as do Brasil, sujeitas a intenso trânsito de veículos".

Ele lembra que uma pesquisa concluída recentemente na USP confirmou que os indicadores de saúde pioraram nos últimos anos: "A principal causa é o aumento do número de veículos em circulação. A opção pelo transporte individual socializa problemas, não soluções. Mesmo os que se movimentam em helicópteros respiram ar poluído e também estão sujeitos a problemas respiratórios e circulatórios, que muitas vezes levam à morte. Para os mais pobres a situação é mais grave, pois respiram também material particulado".

São Paulo e Paris

No dia 29 de abril, das 9h30 às 16h30, o tema do ciclo é "Meio Ambiente, Desigualdades e Representações Sociais — Uma Análise Comparativa entre São Paulo e Paris".

Serão apresentados os resultados da mais recente pesquisa sobre desigualdades e representações sociais empreendida pelo sociólogo francês Serge Paugam, da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS, na sigla em francês), e da pesquisa desenvolvida por Camila Giorgetti, pós-doutoranda do Procam, sobre o nível de vulnerabilidade dos habitantes do Campo Limpo e do Capão Redondo (Região Sul da cidade de São Paulo), suas atitudes e representações diante da questão ambiental.

A pesquisa de Giorgetti é um trabalho vinculado ao projeto Bacias Irmãs (USP/Ecoar/Universidade York, Canada), realizado entre 2003 e 2007. Pedro Jacobi, do Procam, foi um dos coordenadores acadêmicos desse projeto, sendo o responsável pela pesquisa na bacia do Rio Pirajuçara.

Paugam e sua equipe entrevistaram moradores de 3 mil domicílios em Paris, visando apreender os fatores que engendram a vulnerabilidade psicológica e social dos habitantes da periferia da capital francesa. Em São Paulo, foram aplicados questionários em 720 domicílios.

O seminário terá apresentações de Serge Paugam, Pedro Jacobi, Camila Giorgetti, e Yara Cabral, da PUC-SP. A coordenação das mesas será de Wagner Costa Ribeiro, Camila Giorgetti, Pedro Jacobi (coordenador-geral do encontro) e Euler Sandeville, do Procam.

Governança da água

O terceiro seminário do ciclo tratará da "Governança da Água no Brasil" e será no dia 6 de maio, das 14h30 às 17h30. No encontro serão abordados temas como a participação popular na gestão dos recursos hídricos, o patrimônio aquático e a gestão das águas costeiras no Brasil, temas que integram o livro "Governança da Água no Brasil: Uma Visão Interdisciplinar", que será lançado na ocasião.

O seminário terá duas sessões:

14h30 — Governança da Água no Brasil e Participação Popular, com Pedro Jacobi e Wagner Costa Ribeiro (expositores); Leo Heller (UFMG), debatedor; e Ana Paula Fracalanza (Procam), coordenadora;

16h — Gestão do Patrimônio Aquático e das Águas Costeiras, com Sonia Gianesella (Procam) e Silvia Zanirato (UEM), expositoras; Norma Valencio (UFSCar), debatedora; e Paulo Sinisgalli (EACH), coordenador.

Inscrições

Os interessados em participar do ciclo devem se inscrever com mensagem para ineshita@usp.br.

Via web

Os seminários serão transmitidos em http://www.iea.usp.br/aovivo
(Boletim do IEA-USP)

 

  As imagens foram cedidas por Miguel von Behr