Pesquisar entre um período de datas:
 /  /   até   /  / 
Data no formato dd/mm/aaaa

BRASIL TEM PAPEL DE DESTAQUE NO FÓRUM MUNDIAL DE ÁGUA
(06/04/2009)

Por admin

Por Suelene Gusmão, do MMA

Os resultados da participação brasileira no V Fórum Mundial da Água, realizado em Istambul, na Turquia, de 16 a 22 de março, foram apresentados nesta sexta-feira (3) pelo diretor da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, Júlio Kettelhut, no auditório do MMA, na 505 Norte. Kettelhut apresentou em Istambul os programas Aquífero Guarani e o Recursos Hídricos Transfronteiriços da América.

Representado pela secretária-executiva, Izabella Teixeira, o Brasil participou das mesas-redondas: "Água para Alimentação e Erradicação da Pobreza e Recursos Hídricos para Energia". Como resultado da primeira discussão ficou acertado entre os participantes que deve-se colocar a água como de alta prioridade para agricultura nas agendas locais e regionais. Foi recomendada a mobilização de fundos adequados; a solicitação de disponibilização de fundos para entidades internacionais e nacionais e o incentivo aos países para a alocação de mais recursos financeiros para a agricultura.

No encontro, líderes mundiais se comprometeram a implementar uma visão comum para o gerenciamento dos recursos hídricos de forma sustentável, como forma de garantir acesso à água de qualidade e condições sanitárias para todos. Se comprometeram também a adotar novas políticas, estratégias adaptadas e reformas institucionais a fim de direcionar recursos para adaptação de estratégias de gerenciamento de recursos hídricos com vistas às mudanças do clima. E ainda manter em mente palavras-chaves como elementos para o sucesso da estratégia, como solidariedade, segurança, adaptabilidade, diálogo e cooperação entre vizinhos em bacias transfronteiriças.

A delegação brasileira no encontro foi chefiada pela Secretaria-Executiva do Ministério do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e contou com as participações do presidente da Agência Nacional de Água (ANA) e com o diretor do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas, da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, Júlio Kettelhut.

O Brasil foi representado por cerca de 100 participantes entre ministros de Estado, senadores, deputados federais, representantes de governos estaduais e municipais, e também por usuários de água como a indústria, por exemplo.

O Fórum Mundial da Água é coordenado pelo World Water Council, com sede na França e teve o Banco Mundial entre seus parceiros. O encontro internacional ocorre a cada três anos em países distintos. O encontro da Turquia teve a participação de 192 países e 26 mil inscritos. O tema do fórum deste ano foi: "Superando os Divisores da Água".


(Envolverde/MMA)


© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.
Desenvolvido por AW4 Tecnologia

 

  As imagens foram cedidas por Miguel von Behr