O diretor-geral da ANTAQ, Fernando Fialho, irá entregar, nesta quarta-feira (8), ao ministro-chefe da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito, o Plano Geral de Outorgas para o Setor Portuário (PGO). A solenidade acontecerá na sede da Agência, em Brasília, às 15h30.
Elaborado pela ANTAQ, em parceria com o Centro de Excelência em Engenharia de Transportes (Centran), o PGO identificou as áreas propícias à instalação de portos públicos e concentradoras de terminais de uso privativo, analisando os fluxos de carga. De acordo com Fialho, o estudo será importante para o desenvolvimento do país, já que irá nortear os investimentos no setor portuário.
Para a elaboração do PGO, ANTAQ e Centran se utilizaram da base de dados do Plano Nacional de Logística e Transportes. (PNLT). “Para identificar essas áreas propícias, foram considerados os fluxos de produtos que potencialmente demandam um novo negócio portuário”, destacou Fialho.
ANTAQ e Centran firmaram, no final de 2008, parceria para a elaboração do PGO. De acordo com o decreto presidencial nº 6.620, de 29 de outubro de 2008, a Agência deveria submeter o plano à Secretaria Especial de Portos até 29 de abril de 2009. Depois da entrega do PGO, a SEP irá analisar o trabalho e, em seguida, emitirá uma portaria convalidando o plano.
Serviço
Entrega do Plano Geral de Outorgas para o Setor Portuário (PGO) à SEP
Data: 8 de abril de 2009
Local: sede da ANTAQ (SEPN - Quadra 514 - Conjunto "E" - Edifício ANTAQ – Brasília/DF)
Horário: 15h30
Mais informações: (61) 3447-2737
Assessoria de Comunicação Social/ANTAQFone: (61) 3447-2737FAX: (61) 3447-1040E-mail: asc@antaq.gov.br
As imagens foram cedidas por Miguel von Behr