Pesquisar entre um período de datas:
 /  /   até   /  / 
Data no formato dd/mm/aaaa

MAIA PORTO VÊ AVANÇO DOS PORTOS NA QUESTÃO AMBIENTAL
(24/04/2009)

Por admin

Brasília, 24 de março de 2009

Durante palestra proferida no 24º Encontro Nacional de Empresas e Entidades Portuárias e Hidroviárias (ENEEPH), realizado no dia 17 de março, em São Francisco do Sul (SC), o gerente de Meio Ambiente da ANTAQ, Marcos Maia Porto, afirmou que os portos vêm respondendo dentro de suas possibilidades às questões ambientais, e destacou que, apesar de haver ainda um longo caminho a percorrer, já é possível detectar avanços importantes nesse campo.

“Alguns dos principais portos do país já estão plenamente licenciados, como é o caso de Itaguaí, Itaqui, Itajaí, São Francisco do Sul, Fortaleza e Rio Grande, e outros estão concluindo essa habilitação, a exemplo dos portos do Rio de Janeiro e de Santos”, observou Maia Porto, lembrando que a habilitação ambiental é uma condição básica para a gestão ambiental portuária e que essa habilitação vem sendo buscada.

Segundo Maia Porto, o aprimoramento da gestão ambiental portuária também depende de regramentos mais flexíveis por parte do agente regulador, de forma a orientar as ações que o empreendedor portuário necessita realizar para se adequar. “Muitos dos nossos regulamentos ambientais foram editados há um bom tempo, nos anos 80 e 90, trazidos de experiências internacionais, válidos na ocasião, mas pertencentes a uma outra realidade”, afirmou.

E prosseguiu: “Esses regulamentos carregam, exegeradamente, uma visão negativa da relação porto-meio ambiente, deixando pouca margem para uma agenda positiva".

A inexistência de uma base de dados ambientais também foi lembrada pelo gerente da ANTAQ como um passivo a ser remediado urgentemente. “Não se faz gestão ambiental sem conhecimento técnico e científico”, disse.

Porto chamou, ainda, a atenção para a revisão da Resolução do CONAMA nº 344, atualmente em curso, ressaltando o melhor preparo do setor portuário para participar do regramento ambiental. Por fim, o gerente de Meio Ambiente da ANTAQ defendeu uma melhor estruturação das regras ambientais, para que se possa continuar avançando na qualidade ambiental dos portos.

Assessoria de Comunicação Social/ANTAQ
Fone:                (61) 3447-2737        
FAX: (61) 3447-1040
E-mail: asc@antaq.gov.br

 

 

  As imagens foram cedidas por Miguel von Behr