Pesquisar entre um período de datas:
 /  /   até   /  / 
Data no formato dd/mm/aaaa

SEMINÁRIO PORTOS E CIDADES: Economia, Sociedade e as Articulações do Brasil com o Mundo Atlântico
(13/05/2009)

Por admin

SEMINÁRIO

PORTOS E CIDADES: Economia, Sociedade e as Articulações do Brasil com o Mundo Atlântico

CONVOCATÓRIA

COORDENAÇÃO GERAL: Cezar Honorato

Organização: Polis – Laboratório de História Econômico-Social da UFF

A questão da inserção do Brasil no Mundo Atlântico tem sido bastante recorrente na historiografia, o mesmo acontecendo com os estudos urbanos e, em menor escala, com os portuários. Contudo, carecemos ainda de pesquisas que articulem cidades e portos - incluindo os pluviais - e cidades portuárias e mundo atlântico. Apesar de vários pesquisadores trabalharem temas próximos relacionados à imigração, à urbanização, ao comércio, ao tráfico negreiro, ao movimento operário, à cultura e etc, e que tenham como referentes as cidades portuárias e, muitas vezes, a dimensão atlântica destes temas.

No caso do Rio de Janeiro, por exemplo, os estudos acerca da cidade - em todas as suas dimensões e temporalidades – seriam enriquecidos se resgatássemos as atividades portuárias redimensionando a vida urbana e o fato da cidade ser a principal articuladora do Brasil ao mundo, tanto no período colonial, quanto nos atuais tempos de globalização.

Pensando em tais questões e buscando inserir a comunidades acadêmica em um debate que vem se afirmando internacionalmente, buscamos realizar este Seminário que apresenta três objetivos claramente definidos:

a) a ocorrência de workshops entre especialistas das várias áreas, com profissionais de história, geografia, ciências sociais, urbanismo, etc;

B) a estruturação de um Congresso Internacional sobre o tema a ocorrer em 2010;

c) a possibilidade de estimular os jovens pesquisadores – graduação, mestrado e doutorado – a apresentarem trabalhos pertinentes ao tema geral do Seminário, ao mesmo tempo em que eles poderão interagir com pesquisadores com vasta experiência nos referidos temas.

Nesse sentido, estamos tentando viabilizar a presença do Professor Dr. Miguel Suarez Bossa – Catedrático em História Econômica da Universidade de Las Palmas de Gran Canárias/Espanha – hoje considerao o maior especialista internacional no tema Porto-Cidade no Atlântico Sul, com vários trabalhos publicados, além de coordenador do Projeto Internacional de Pesquisa “Empresas, Portos y Ciudades” que atrai pesquisadores da Europa, América Latina e África.

ESTRUTURA DO SEMINÁRIO

O Seminário ocorrerá entre os dias 13 e 18 de junho (datas prováveis) no ICHF/ UFF.

Na parte da manhã teremos as sessões de comunicação e mesas redondas e às tardes, workshops e mini-conferências .

INSCRIÇÕES

Os interessados deverão enviar a ficha de inscrição constante do site www. para o endereço eletrônico portosecidades@ gmail.com constando o resumo da comunicação, caso vá apresentar trabalho. No primeiro dia do Seminário, os inscritos confirmarão a presença através do pagamento da taxa de R$20,00 (vinte reais) e receberão os certificados e uma cópia do cd-rom com a íntegra de todos os trabalhos

Até o dia 24 de maio, os inscritos que forem apresentar comunicação, deverão enviar por e-mail a versão final do trabalho completo para ser publicado em formato de cd-rom.

A Comissão Organizadora selecionará um conjunto de comunicações que, em conjunto com as conferências do prof. Miguel Suarez Bosa e Geraldo de Beauclair Mendes de Oliveira, deverão compor um livro a ser publicado posteriormente.

INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS

Até o momento, além da UFF, temos a UERJ, a UFES, a UESC, a UFRRJ e o AGCRJ, FIOCRUZ/COC.

PESQUISADORES QUE JÁ CONFIRMARAM PARTICIPAÇÃO

PPGH/UFF: Beatriz Kuchner (AGCRJ), Bernardo Kocher, Carlos Gabriel Guimarães; Gladys Sabina Ribeiro, Geraldo Beauclair, Gislene Nader, Marcelo Badaró Mattos, Marcelo Bittencourt, Maria Fernanda Bicalho, Martha Abreu e Theo Lombarinhas Piñeiro UERJ: Tania Maria de Castro Netto FIOCRUZ: Fernando Sergio Dumas dos Santos UFES: Luiz Cláudio Ribeiro e Maria da Penha S. Siqueira UESC: Flávio Gonçalves dos Santos UNEMAT/UFF: Romyr Conde Garcia UFRRJ – Monica Martins

 

  As imagens foram cedidas por Miguel von Behr