Pesquisar entre um período de datas:
 /  /   até   /  / 
Data no formato dd/mm/aaaa

Líderes empresariais apoiam a transição para um futuro de baixo-carbono
(01/10/2010)

Por Agência Costeira

 

Líderes de influentes empresas e organizações internacionais convidarão governos a fechar um acordo sobre o clima na 16ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC COP16), que se realizará em Cancún de 29 de novembro a 10 de dezembro.

 O convite será feito durante a conferência sobre Negócios para o Meio Ambiente (B4E, na sigla em inglês), que acontece nos dias 4 e 5 de outubro no México. O evento foi anunciado pelo Ministro do Meio Ambiente do México, Juan Rafael Elvira; pelo Sub-Secretário Geral da ONU e Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner; pelo Diretor Geral da WWF do México, Omar Vidal; e pelo Presidente da Global Initiatives, Tony Gourlay.

A B4E tem o intuito de motivar os países a criar uma estrutura de governo que possibilite uma rápida transição para uma economia de baixo-carbono. Presidentes de empresas e executivos de alto-nível se reunirão com líderes governamentais, agências internacionais e organizações da sociedade civil para discutir soluções efetivas e inovadoras e criar uma estrutura política para implementação dessas práticas, com o objetivo de assegurar um futuro sustentável para todo o mundo.

Achim Steiner declarou que "a lacuna entre as ambições dos países e a ciência precisa ser preenchida para que o planeta tenha uma chance de impedir que a temperatura global aumente mais de dois graus Celsius. A Conferência das Partes de Cancun oferece mais uma oportunidade para acelerar a transição para uma economia verde de baixo-carbono."

Líderes de cinco grupos de trabalho do setor industrial - construção, transporte e logística, agricultura, alimentação, tecnologia e comunicação, e energia - darão destaque aos muitos exemplos de onde a economia de baixo carbono já começa a se formar. As companhias têm mostrado que a mitigação dos efeitos da mudança climática, o tratamento da água e outras medidas, significarão também uma economia nos gastos. Tais empresas reconhecem a importância de melhorar a eficiência de energia nas suas operações e agarrar oportunidades emergentes para se posicionar à frente no mercado. Contudo, será necessário um acordo internacional legalmente vinculante para levar a economia mundial para um caminho de baixo carbono.

B4E

A B4E, organizada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), UN Global Compact, Governo do México, Global Initiatives e WWF, é a principal conferência global para o diálogo empresarial e a ação pelo meio ambiente. É destinada a formar propostas em mudança do clima para a comunidade empresarial. Para saber mais e participar da conferência, visite o site www.b4esummit.com

Dentre participantes confirmados estão Walmart, Coca Cola, PepsiCo, Hewlett Packard, AP Moeller Maersk, Tata and Sons, DHL, Trina Solar, Toyota, General Motors, Alstom Power, Cemex, Acciona, Danone, Siemens, Nestlé, McKinsey, Volvo, Accenture, Hitachi, British Telecom, Pemex, EcoSecurities, IFC, World Food Programme and Schneider Electric.

Dentre os principais oradores confirmados, estão: Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA e defensor global da ação pela mitigação da mudança do clima; Barbara Kux, Diretora de Sustentabilidade da Siemens; Daniel Servitje, Presidente do Grupo Bimbo; George Kell, Diretor Executivo do Global Compact da ONU; Juan Rafael Elvira Quesada, Secretário do Meio Ambiente do Mexico; Georgina Kessel, Secretária de Energia do México; e James Leape, Diretor-Geral da WWF. 

------------

Para maiores informações, contatar:

Nick Nuttall, Porta-Voz do PNUMA, +254 (0)733632755 begin_of_the_skype_highlighting              +254 (0)733632755      end_of_the_skype_highlighting ou +41 79 5965737 begin_of_the_skype_highlighting              +41 79 5965737      end_of_the_skype_highlighting, nick.nuttall@unep.org  

Shereen Zorba, Redação do PNUMA +254 713601259 begin_of_the_skype_highlighting              +254 713601259      end_of_the_skype_highlighting, shereen.zorba@unep.org

Valerie Benguiat, Assessora de Comunicação sobre Mudanças Climáticas, WWF-Mexico, +52(55) 52865631 begin_of_the_skype_highlighting              +52(55) 52865631      end_of_the_skype_highlighting Ext. 225 vbenguiat@wwfmex.org  

Mónica Echeverría, Assessora de Comunicação WWF-US, (202) 4954626, monica.echeverria@wwfus.org  

 

 30 de setembro de 2010

 BUSINESS FOR THE ENVIRONMENT (B4E)

 

  As imagens foram cedidas por Miguel von Behr