31 de janeiro à 26 de setembro de 2023

Online no Canal do Youtube da Agência Costeira

Sobre o evento

O Evento ocorrerá sempre às 18h30, nas últimas terças-feiras de cada mês

1º Encontro - 31/01

Acidentes Ambientais com Embarcações e a contribuição do Bandeira Azul na sua prevenção

2º Encontro - 28/02

Saneamento Ambiental Comunitário

3º Encontro - 28/03

Erosão costeira (Coast Snap) e elevação do nível dos oceanos

6º Encontro - 27/06

Recuperação de Manguezais com Participação Comunitária

7º Encontro - 25/07

Limpando o lixo no oceano

8º Encontro - 29/08

Soluções Baseadas na Natureza

9º Encontro - 26/09

Esportes Náuticos e Preservação dos mares

Faça sua inscrição

Faça sua inscrição, para receber o link de acesso ao evento. Deverá ser feito a inscrição para cada encontro. Para receber o certificado, deverá ser preenchido o formulário que será enviado junto com o link de acesso para o evento. Esse formulário possui duas etapas, a primeira para cadastro do participante, e a segunda para a contribuição da pesquisa socioambiental que dará subsídios para edição do E-Book.

Faça sua inscrição para ter acesso ao evento, uma inscrição para cada Encontro

Para ter acesso ao evento é necessário fazer a inscrição

Contribua com a nossa Pesquisa de Percepção Socioambiental

ao final do evento será publico um e-book

Boas práticas Socioambientais Costeiras e Marinhas

Esta série de encontros tem como objetivo difundir conhecimentos sobre os vários temas de interesse para a zona costeira e marinha brasileira. Serão apresentados e discutidos trabalhos e projetos realizados ou em andamento, inclusive de pesquisas acadêmicas, que se destacam e contribuam para a melhoria da qualidade de vida das comunidades litorâneas, da saúde ambiental e da conservação dos ecossistemas costeiros e marinhos.

Serão abordados temas como acidentes ambientais; saneamento básico; mudanças climáticas; elevação do nível do mar; economia azul; ecoturismo; projeto orla; recuperação de manguezal; limpeza de praias; década do oceano; soluções baseadas na natureza; educação ambiental; pesca sustentável, entre outros.

Para acessar o evento, precisa fazer a inscrição. No ato da inscrição, será enviado o link para acesso ao evento e um formulário com perguntas para serem respondidas pelo interessado, visando conhecer sua percepção socioambiental sobre o tema em debate. As respostas serão tabuladas com a finalidade de fornecer subsídios e enriquecer o E-Book a ser publicado com a coletânea das palestras realizadas.

Serão no total 09 Encontros, com diversos temas, realizados sempre na ultima terça-feira do mês, sempre às 18h30min, disponível no Canal do Youtube da Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro.

Público-alvo: estudantes, docentes e pesquisadores, profissionais das áreas da educação ambiental, gestão costeira, atividades náuticas, pesca e de políticas públicas aplicadas à Zona Costeira e Marinha, entre outros. Também será amplamente divulgado para organizações governamentais, entidades privadas, comunidades tradicionais, organizações não governamentais e instituições de ensino, pesquisa e extensão.

OBS: Os recursos obtidos serão aplicados na edição do E-Book.

Onde assistir:

Será enviado um link de acesso ao evento, no ato da inscrição, junto com um formulário para receber o certificado e pesquisa de percepção socioambiental.

Certificados:

Para receber o certificado, deverá ser preenchido o formulário que será enviado junto com o link de acesso para o evento. Esse formulário possui duas etapas, a primeira para cadastro do participante, e a segunda para a contribuição da pesquisa socioambiental que dará subsídios para edição do E-Book.

Formulário de pesquisa socioambiental:

Será enviado um formulário de pesquisa de percepção socioambiental para colher subsídios para a edição do E-book.

Resultado do evento:

Ao final da série de eventos será publicado um livro contendo as respostas dos inscritos e percepção do público através de enquetes realizadas antes, durante e após o evento.

1º Encontro: Acidentes Ambientais com Embarcações e a contribuição do Bandeira Azul na sua prevenção

Os acidentes ambientais podem ser conceituados como um evento não previsível, capaz de direta ou indiretamente causar danos aos ecossistemas e à saúde humana. Esses acontecimentos podem afetar significativamente a vidas das pessoas causando prejuízos financeiros e ao ecossistema, cuja recuperação pode levar décadas.
O Programa Bandeira Azul (Programa de certificação ambiental de Praias e Marinas) atua no Brasil desde 2005, promovendo o uso sustentável das áreas costeiras e marinhas através de ações de educação ambiental, melhoria na qualidade de água, segurança, gestão ambiental, responsabilidade social coorporativa e envolvimento comunitário.
As estruturas de apoio náutico são instaladas em ambientes com menor circulação e renovação de águas e desenvolvem atividades com potencial poluidor, muitas vezes, causados por poluição química, visual, luminosa e sonora, e por isso, estão mais suscetíveis a acidentes ambientais.

Palestrantes

Uma breve apresentação dos palestrantes e moderadores do evento.

10 comentários em “Evento Percepção Socioambiental”

    1. Excelente iniciativa!! Tenho interesse em inscrever-me para participar e gostaria de divulgar o evento junto aos parceiros da RBMA nos 17 estados da Mata Atlântica ?

  1. Maria das Graças Camara Correia de Freitas

    Interesso-me sobre o tema Oceano. Boas práticas são sempre muito bem-vindas!

  2. Bom dia…
    Os demais encontros poderiam ser liberados já para poder inserir na agenda, ou ter um mecanismo de alerta para quem tiver interesse já inserir no Google agenda?

    1. Olá, Cleonice!
      As datas já estão no site do evento, mas ainda não pensamos em como colocar na Agenda do Google.
      acho que seria mais fácil, colocar manualmente.

  3. Vicente Albanez

    Eu quero participar destes encontros, pois os considero de muita importância para conservação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *